Buscar

Como começar o seu dia com energia


Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? E você sabia que a energia que você inicia o seu dia também determina o decorrer do seu dia inteiro?

Pois é, quando o despertador toca e a forma como você reage a ele demonstram como você vai conduzir e encarar os acontecimentos do seu dia. Levamos uma vida no automático, trabalhamos o dia inteiro, possuímos uma rotina e às vezes, certos momentos passam despercebidos por nós. E quando acordamos não é diferente. Em alguns dias dormimos tarde e acordamos cedo e isso nos deixa ainda mais cansadas no dia seguinte. Quando se tem filhos a situação fica complicada, pois dependendo da idade, precisamos atendê-los também. Enfim, são tantas tarefas que quando o celular toca o despertador, já temos o modo soneca ativado para que tenhamos uma sensação de que vamos dormir mais, mesmo que seja apenas 5 minutos. 

Após o momento soneca do despertador acordamos cansadas, com sono e lá começa tudo de novo. Você escolhe uma roupa, arruma o cabelo e ele não fica do jeito que você imaginou e isso já é suficiente para você se irritar, mesmo assim você vai tomar café e aí suja sua blusa e você diz: “Ah que legal, era só o que faltava”, você troca a blusa, sai correndo, perde o ônibus e pronto, seu dia está definido ali. Qualquer situação vai ser o bastante para você se estressar e ter um dia com uma energia pesada.

Depois dessa descrição toda, tenho certeza que você não gosta de ter um dia assim, ninguém gosta. Tudo começa quando abrimos os nossos olhos, é ali que decidimos como será nosso dia. Assim como o café da manhã é a refeição mais importante do dia, acordar de manhã também é a parte mais importante do nosso dia. 

Agora como fazer para carregar seu dia com energias boas e ter um dia extraordinário? Acorde mais cedo. Loucura total, afinal como acordar mais cedo vai me fazer ter um dia mais cheio de energia, vou ficar mais cansada e desanimada. Sei que parece doido isso, mas digo por experiência própria, deixar o modo soneca no passado e levantar assim que o despertador tocar vale muito a pena se temos um motivo que nos inspira. Ter mais tempo para você te inspira? E fazer algo que você gosta muito, vale a pena levantar mais cedo por isso? Tenho a convicção de que vale.

Por muito tempo fui adepta da soneca, em três estágios ainda, acordava atrasada, ficava irritada e parecia que nada colaborava para o meu dia ficar bem. Até que eu resolvi experimentar um novo modo de acordar, levantar mais cedo para que eu não precisasse correr tanto e procurei motivos que fizessem ter força de vontade para cumprir esse novo horário. Hoje eu acordo, faço uma ponte (um exercício de Pilates), tomo uma xícara de água morna com limão, faço minha oração, me arrumo e ainda tenho tempo de tomar um café da manhã com a minha mãe bem descansada. As atividades que realizo logo que acordo me fazem ter energia para enfrentar o dia, eu encaro os problemas e consigo enxergar o que posso aprender com eles e qual a melhor alternativa para solucioná-los ou minimizá-los. E ao contrário do que eu mesma pensava, eu não me sinto mais cansada porque durmo menos, pois tenho muito mais energia e motivação para ter o melhor dia todo dia.

Convido vocês a pensarem sobre o que gostam de fazer, pode ser escutar sua música favorita, dançar, fazer uma caminhada, ir para a academia, preparar um café da manhã de hotel, enfim são muitas coisas, sugiro que no começo escolha atividades que envolvam menos tempo até você se adaptar.

Desative o modo soneca, experimente não postergar o horário de levantar. Comece colocando o despertador para tocar 15 minutos mais cedo, depois vá aumentando de acordo com o tempo que precisa para praticar as atividades que escolheu. Faça isso e perceba como sua energia muda, como você consegue ter perspectivas diferentes diante das várias situações do dia. 

Faça do seu dia o melhor dia.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo