Buscar

A autoestima como ingrediente na sua busca pela carreira ideal


Você sabia que segundo pesquisas, a maior parte das pessoas no mundo tem problemas de baixa autoestima? E que essa falta de autoestima prejudica muitas áreas da nossa vida, inclusive a profissional?


Entre as mulheres, apenas 4% possuem autoestima elevada e se sentem bem com quem são. E apesar desses fatos, porque a maior parte das pessoas sempre responde que está bem e que se aceitam como são?


Justamente porque é difícil assumir essa condição, admitir os problemas com a autoestima faz com que as pessoas se sintam fragilizadas e vulneráveis perante aos outros. Hoje o outro é visto como um espelho para você se diminuir, ao invés de as pessoas reconhecerem o quão incríveis são, elas projetam no outro alguém mais perfeito do que elas próprias, com mais atributos, mais habilidades e qualidades que elas próprias e isso diminui ainda mais sua autoestima, mas a faz dar um sorriso para o outro e dizer que está tudo bem, quando interiormente está cada vez com menos autoestima e consequentemente com falta de confiança, pois se acha menos capaz que o outro.

A falta autoestima influencia na construção da sua carreira

A baixa autoestima ou falta dela, faz com que você não consiga se ver como suficiente, como inteira e então você diminui a sua falta de capacidade, passa a acreditar que não é tão boa quanto a pessoa do seu lado, que está trabalhando para o desenvolvimento dela e você muitas vezes pode ver as pessoas ao seu redor como mais competentes, com mais habilidades, conhecimentos e como já disse, mais atributos que você. Isso diminui a sua vontade de se desenvolver, pois não confia que alguém com as suas condições (seu padrão de pensamentos no momento) conseguirá chegar em algum lugar próximo daquelas outras pessoas.


Os pensamentos de inferioridade causados pela baixa autoestima, paralisam as pessoas, pois se você não acredita que é importante do jeito que você é e que é tão capaz quanto os outros, as chances são de que você diminua drasticamente a sua vontade de ir em busca de mais resultados na sua carreira e então passe a procrastinar o que deveria estar fazendo para ser mais realizada em diversas áreas da sua vida.

Aumente sua autoestima para ter resultados melhores em todas as áreas da sua vida




Ninguém é perfeito. Sabendo disso, você entende que todos temos atributos positivos e atributos nem tão positivos assim. Exaltando o que você tem de melhor, sabendo identificar e reconhecer suas melhores habilidades e atributos, você desperta o que há de melhor em você e utiliza essas características para ter motivação de buscar os resultados que você quer, de forma que os pontos não tão desenvolvidos em você, sejam diminuídos, colocados em segundo plano e podendo ser desenvolvidos posteriormente.


Para te ajudar, eu reuni 5 passos importantes para você recuperar a sua autoestima e autoconfiança para ter uma vida e uma carreira construída com mais realização. Aproveite e coloque em prática:


1. Liste as suas características positivas

Lembra que no tempo de escola haviam aqueles cadernos de questionário? Uma das perguntas era: O que você mais gosta em você? Nessa época era muito mais fácil encontrar algo que gostássemos em nós, sem nem pensar muito. Aproveite esse momento para voltar a época dos questionários e listar o que você gosta em você, seus talentos, habilidades, tudo que você acredita ter de bom.


2. Trace metas para sua vida

O que você gostaria de melhorar? Quais hábitos você gostaria de adquirir? Quais hábitos você quer deixar para trás? Aproveite esse momento para descrever quais metas que você quer alcançar para sua vida e que te fariam se sentir melhor e confiar mais em si próprio.


3. Cuide de você

Você é a pessoa mais importante para você e deve saber disso. Tire um tempo para se concentrar em você, nem que seja cinco minutos que você possa ficar com você mesmo. Tome um banho relaxado, concentrada em você e se liberte dos deveres e obrigações para com os outros. Escolha um dia para o salão, para uma caminhada, enfim, cuide de quem você é.


4. Agradeça

Separe um momento para agradecer, agradecer por quem você é, do jeito que você é, com o que você tem. Sugiro o exercício de agradecer por 3 coisas simples que aconteceram durante o seu dia.


5. Conclua o que se propôs a fazer

Pode parecer bobo e às vezes temos vontade de desistir, mas a verdade é que quando nos colocamos a fazer alguma atividade e vamos até o fim, concluindo ela, nos sentimos muito melhores, satisfeitos por sabermos que somos capazes, aumentamos assim nossa autoconfiança e autoestima.


Siga esses cinco passos e comece hoje mesmo a melhor sua autoestima e ter mais controle sobre a sua vida e os resultados da sua carreira.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo